quarta-feira, 7 de outubro de 2009

aberto a discussões

Oi, gente!!!!

A ideia desse espaço é abrir um forum de discussão e troca de idéias, pesquisas e figurinhas a respeito da questão étnico-racial no Brasil, e suas derivadas: racismo, racialismo, "democracia racial", ação afirmativa e discussão política, assim como também para troca de textos, documentos e comentários.

3 comentários:

  1. O Racismo é uma doença social que está impregnada na História e que tem a cada dia uma nova vertente e por mais que se tente provar que somos todos iguais, e que todos concordem até, com esta premissa, o mundo continua a discriminar e desrespeitar os seres humanos por causa da sua etnia e raça.

    O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré-concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos (infelizmente alguns acreditam serem superiores aos outros devido a sua matriz racial).

    Aqui no Brasil a mais recente intriga e que acirra ainda mais o racismo é a questão das cotas universitárias, há os que defendem (que não é o meu caso; acredito que essa não seja a melhor maneira de tentar reparar; as cotas é a maneira mais clara de incentivo e prática do racismo) e aqueles que defendem que essa é a única porta de passagem para meu povo negro ou que só através desse sistema que conseguiremos ter uma pacífica convivência de raças.

    Sou negra e tenho consciência que os livros de História nos deixaram pensamentos disseminados (negro escravo, mucama e do índio nú caçando e pescando) imagens negativas que estabelece desde já uma inferioridade intelectual e suscita termos pejorativos na Sociedade. Só que as cotas não é a solução ideal para o problema de desigualdade no Brasil, afirmo que educação para todos é, e sempre será, a solução para o nosso País.

    Profª Diana Costa

    ResponderExcluir
  2. Fora ser uma doença social ou não, creio que o Brasil deve se pensar em termos de ter ou não uma "identidade". A discussão pode, a princípio, parecer batida: somos um país "branco", "negro", "mestiço", ou multicor? E será que dentro dessa pluralidade existe a tal "democracia racial", da qual falava o Gilberto Freyre? Ou estamos ainda procurando uma solução de compromisso e convivência, malgrado 500 anos de história escrita por vias tortuosas?
    Pra começar, acho que qualquer tipo de estatuto segregacionista gera mais segregação

    ResponderExcluir
  3. Meu Amor que tal postar o que foi aprovado no estatuto e lançar a pergunta: Se ele (estatuto) é aplicado. Acho que daria uma boa discussão.

    ResponderExcluir